segunda-feira, 22 de junho de 2009

Vereador sai às ruas de bicicleta e encara as dificuldades vividas diariamente pelos ciclistas


(Enviado pelo Goura via e-mail)

O Vereador Professor Galdino é bem conhecido em Curitiba por caminhar todos os dias pelo centro da cidade, conversando com a população. Na manhã desta sexta-feira, o vereador saiu às ruas como de hábito, mas dessa vez foi de maneira diferente. Professor Galdino acompanhou membros do Movimento Bicicletada de Curitiba. Com o objetivo de ver de perto as dificuldades enfrentadas diariamente pelos ciclistas urbanos, o vereador partiu com o grupo de bicicleta, do bairro Alto da Glória em direção à Linha Verde.

No percurso, vários problemas foram apontados. Trechos cicloviários em péssimas condições são alguns dos exemplos. Esse é o caso da ciclovia paralela à Rua João Negrão, da Silva Jardim até a Marechal Floriano Peixoto, no bairro Prado Velho. Em diversas áreas, a via está com enormes rachaduras e elevações. Um perigo para os ciclistas, e também para os pedestres que utilizam o caminho.

Na Linha Verde, o problema não é a condição das ciclovias, mas os inúmeros cortes e desvios no caminho. O ciclista que segue sistematicamente a via destinada a quem pedala é obrigado a fazer diversas “travessias em S”. Do canteiro central devem ir para as calçadas laterais, onde atravessam mais um cruzamento antes de retornarem à ciclovia central, cruzando mais uma vez a avenida principal. Nos trechos não há sinalização adequada, nem sincronização de semáforos para que toda a passagem seja feita. Não é à toa que o vereador presenciou vários ciclistas por lá, utilizando a via destinada aos automóveis e fazendo pouco caso da ciclovia. “Estou com pressa”, justificou um deles.

Luis Patricio, que também acompanhou o vereador e é membro do Grupo Transporte Humano, diz que algumas adaptações simples poderiam colaborar para que mais pessoas usassem a bicicleta. “A instalação de paraciclos e bicicletários em áreas centrais e próximo aos terminais de ônibus já seriam incentivo”, afirma.

Outra medida simples, mas essencial para a segurança de quem pedala é a adequação da sinalização nos locais de passagem de ciclistas – a inclusão de faixas de travessia onde há cortes de ciclovia e a instalação de semáforos para ciclistas e pedestres em cruzamentos perigosos. A Avenida Mariano Torres é um dos principais exemplos de perigo para quem caminha e pedala, por causa da falta de sinalização específica. O cruzamento com a Visconde de Guarapuava é um dos trechos onde ocorrem mais acidentes. Ali, quem segue pela ciclovia tem que se arriscar entre carros e ônibus, que para piorar, muitas vezes, ainda param sobre a faixa de pedestres.

Mais respeito nas ruas

Outro grande vilão que impede mais pessoas de saírem às ruas de bicicleta é a falta de respeito pelos ciclistas . “A bicicleta não é levada a sério nesta cidade. Falta consciência e educação de um modo geral, não só por parte dos motoristas”, afirma Patricio. Ele defende “uma campanha continuada de conscientização, que venha amparada pelo tripé: educação, fiscalização e punição”.

O companheiro de Bicicletadas, Goura Nataraj, lembra que o Código de Trânsito prevê a bicicleta como um meio de transporte que deve ser respeitado, mas na prática isso não acontece. Goura ressalta que “é dever do poder público orquestrar as mudanças necessárias para que a bicicleta seja incorporada e ganhe visibilidade no dia-a-dia da cidade”.

Caos Urbano

De acordo com dados do Detran/PR, de maio deste ano, Curitiba tem hoje uma frota de mais de um milhão e cem mil veículos registrados. Entre eles, são mais de 800 mil carros. Os números mostram que há na cidade uma média de um carro para cada dois habitantes.

Na contramão desta tendência, os ciclistas buscam mais espaço nas ruas e reforçam o uso da bicicleta como uma alternativa para os problemas de trânsito e poluição na capital.“A bicicleta é uma alternativa real, porque além de ocupar menos espaço, não polui, faz bem à saúde é acessível a todos”, diz Goura. “A economia tem que crescer, mas não a custas de uma vida urbana cada vez mais caótica e degradada”, ressalta.

Projetos

Professor Galdino estuda requerimentos e projetos a serem apresentados à prefeitura e à Câmara de Curitiba. O objetivo é incentivar o uso da bicicleta e dar mais atenção aos ciclistas. O vereador, que já morou no Japão e em diversos países europeus – lugares onde a bicicleta possui um espaço muito maior nas ruas, diz que é preciso mudanças. “Vivi em muitas cidades em que as pessoas usam diariamente a bicicleta para ir ao trabalho, à escola e para lazer. Essa é uma tendência, principalmente nas grandes metrópoles européias. Curitiba não pode ficar para trás”, afirma o vereador.

SIUNKA


Saquem as camisetas bacanas que encontrei nesse site:

http://www.siunka.com/

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sobre a política de bicicletas em Curitiba


(Texto recebido por e-mail do amigo Goura de CWB)

Hoje, dia 18 de junho, a prefeitura anunciou um novo pacote de medidas para 'melhorar o trânsito'. Mais uma vez ficou explícita a falta de importância que a bicicleta tem para as nossas autoridades. Não são capazes de entender os benefícios de uma cidade mais limpa, silenciosa, com um ar mais puro. Privilegiam descaradamente o meio de transporte mais irracional, injusto e perigoso. ´Carros são acidentes esperando para acontecer´.
As visões técnicas e realmente bem intencionadas do presidente do IPPUC são direcionadas ao fluxo dos carros. Este não pode parar de jeito nenhum. ´Teremos mais binários, trinários! Mais ruas barulhentas e degradadas!´ Cidades do mundo inteiro estão despertando para a bicicleta enquanto Curitiba permanece no seu sonâmbulismo crônico, em que o carro e a cultura dos ´centros de compra´ são exaltados como a salvação da civilização.
Enquanto os motoristas recebem vários estímulos positivos, tais como isenção de impostos, ruas lisas, espaços para correrem cada vez mais, os usuários de ônibus tem que pagar uma pequena fortuna pelo privilégio de serem esprimidos, talvez até cuspidos para fora da máquina em movimento. Ah, mas isto ouvindo música clássica, com dignidade!
Os pedestres também não são ´cuidados´ com a mesma dedicação, o mesmo amor com que os empreiteiros e construtores de viadutos mostram para com os carros. E os ciclistas, por sua vez, são empurrados para o meio fio!
Para realmente melhorar o trânsito precisamos entender que as ruas são limitadas. Que uma cidade cortada pelo trânsito veloz, onde deputados voam a 190km/h, em que ciclofaixas só aparecem na retórica das campanhas políticas, onde as ciclovias existentes ou são calçacas asfaltadas cheias de obstáculos, ou tem sua manutenção completamente ignorada, não deve ser considerada, de forma alguma, uma cidade sustentável.
Se você não conhece as ´maravilhosas ciclovias´ de Curitiba aproveite para ver o ensaio do artista Bruno Machado - http://artebicicletamobilidade.wordpress.com/2009/06/04/604/
Se as vias dos carros fossem tratadas com tamanho descaso a prefeitura tomaria ações imediatamente. Os motoristas fariam buzinaços, saíriam em carretas. Não pagariam mais os seus impostos.
Os ciclistas podem ser silenciosos em seus conflitos diários com a falta de respeito e segurança que recebem dos motoristas, mas estão bem acordados para o que está acontecendo.
A primeira ciclofaixa oficial da cidade deveria se manifestar na Av. Cândido de Abreu e ocupar uma das 11 faixas destinadas ao trânsito dos veículos motorizados. Paraciclos deveriam aparecer pela cidade inteira. Toda malha cicloviárea existente passar por uma revitalização completa.
Era este tipo de medida que deveria ser anunciada como proposta de melhoria do trânsito, da qualidade de vida, da saúde social.
Já disseram os Situacionistas em 1959:
"Não se trata de combater o automóvel como um mal. Sua exagerada concentração nas cidades é que leva à negação de sua função. É claro que o urbanismo não deve ignorar o automóvel, mas menos ainda aceitá-lo como tema central. Deve trabalhar para o seu enfraquecimento. Em todo caso, pode-se prever sua proibição dentro de certos conjuntos novos assim como em algumas cidades antigas."
Goura Nataraj
www.artebicicletamobilidade.wordpress.com

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A matéria que saiu na Gazeta:

Curitiba deve receber pacote de medidas para melhorar o trânsito

Entre as principais ações estão implantação de novos binários, proibições de estacionamento e conversões, mudanças de sentido e pavimentação de ruas

17/06/2009 | 17:46 | Luís Celso Jr.

Curitiba deve receber uma série de medidas e obras que visam melhorar o trânsito da cidade. Entre as principais ações do pacote estão a implantação de quatro novos binários, proibições de estacionamento e conversões, mudanças de sentido e pavimentação de ruas. As modificações foram aprovadas pelo prefeito Beto Richa na terça-feira (16), em reunião com secretários municipais de várias áreas envolvidas.

A meta é concluir a primeira etapa do pacote até setembro, afirma Cléver Almeida, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitba (IPPUC). “As medidas aprovadas são de curto prazo. Essas são para setembro deste ano. Mas também estamos discutindo medidas de médio e longo prazo, que são mais complexas”, explica. “Ao mexer com o trânsito, nada basta. É um evolução das coisas. Tratamos disso diariamente com uma série de medidas. Essa foram mais algumas”, completa.

Conheça principais medidas que devem ser adotadas

Proibições de estacionamento nos dias úteis, das 7h às 20h, e aos sábados, das 7h às 14h nas seguintes vias: - Vias rápidas (sistema trinário) - Pista da esquerda da Av. Silva Jardim entre R. Cel Dulcídio e R. João Negrão - Av Visconde de Guarapuava entre R. Bento Viana e Carneiro Lobo e R. Angelo Sampaio e R. Carneiro Lobo - R. Brigadeiro Franco entre R. Getúlio Vargas e R. Carlos de Carvalho - R. Des. Motta entre Dr. Pedrosa e Av. Silva Jardim - R. Cel. Dulcídio entre R. Com. Araujo e Av. Silva Jardim - R. Angelo Sampaio entre R. Carlos de Carvalho e Av. do Batel - R. João Manoel entre R. 13 de Maio e Cemitério Municipal - R. Carlos de Carvalho entre R. Francisco Rocha e R. Visc. de Nacar - R. Vicente Machado entre R. Francisco Rocha e R. Visc. de Nacar

Proibições de conversões à esquerda nas seguintes vias:

- Vias lentas das canaletas - R. Pe. Germano Mayer (R. Prof. Brandão, R. Fernando Amaro , R. XV de Novembro, R. Mal. Deodoro) - R. Mateus Leme (R. Roberto Barrozo) - R. Nilo Peçanha (R. Carlos Pioli) - R. Cândido de Abreu (Lysimaco F. da Costa) - Av. Sete de Setembro /Av. Mariano Torres

Alterações de sentido:

- R. Alvaro Jorge ( entre R. Guararapes e R. Guilherme Pugsley) - mão única - R. Des.Otávio Amaral (entre R. Pe. Anchieta e R.S. Marinho) – mão única - Largo Helena de Souza – (Rótula em volta da Praça) - Frei Caneca (entre André Barros e Visc. Guarapuava) – inversão de sentido

Implantação de novos binários:

- Belo Horizonte (entre Sete de Setembro-Bispo D. José) - R. Lindolfo Pessoa (entre Gonçalves Dias - Sete de Setembro) - Av. dos Estados (entre Água Verde-Francisco Frischmann) - R. Amazonas (entre Francisco Frischmann-Água Verde) - Av. Manoel Ribas (entre Visc. do Rio Branco-Jacarezinho) - R. Júlia Wanderlei (entre Pres. Taunay-Visc do Rio Branco) - R. João Bettega (entre R. João Tobias P. Rebello-Alberto Klentz) - R. Luiz Parigot Souza (entre R. Alberto Klentz - R João Tobias P. Rebello)

Pavimentação nas seguintes vias:

- Vicente Machado – recape / sinalização entre a Francisco Rocha e a Presidente Taunay. - Silva Jardim – recape/sinalização entre a Cel. Dulcídio e João Negrão - Carmelitas

Implantação de novas áreas de EstaR (Estacionamento Regulamentado) nas seguintes vias:

- R. Vicente Machado / Al. Augusto Stellfeld / R. Carlos de Carvalho (até R. Bruno Figueira) - R. Dr. Kellers e R. Clotário Portugal

Fonte: site da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Apesar de estarem programadas para vários pontos da capital paranaense, a maior parte das ações deve se concentrar na região central da cidade, que concentra maior fluxo de veículos. Entre elas, quatro novos binários devem ser implantados, e vão envolver, entre outras vias, a Avenida Sete de Setembro, Rua Bispo Dom José, Avenida Água Verde, Rua Visconde do Rio Branco, Rua Jacarezinho e Rua Presidente Taunay.

Entre as ruas que devem ter estacionamento proibido estão a Avenida Visconde de Guarapuava, entre as ruas Bento Viana e Carneiro Lobo em uma das pistas e entre Angelo Sampaio e Carneiro Lobo na outra. Também será proibido o estacionamento na Rua Brigadeiro Franco, entre a Getúlio Vargas e a Carlos de Carvalho, Rua Desembargador Motta entre Doutor Pedrosa e Avenida Silva Jardim, entre outras. A proibição deve valer para os dias úteis, das 7h às 20h, e os sábados, das 7h às 14h.

Segundo o presidente do Ippuc, a proibição dos estacionamento nessas áreas não deve gerar problemas com o comércio. “A probibição do estacionamento é uma medida para aumentar a faixa de trafego e contribuir para fluidez do trânsito. Não há o conhecimento de uma problemática mais ampla em relação ao comérico. As áreas comerciais não podem depender do estacionamento público”, explica.

Entre as medidas que estão sendo estudas para implantação posterior também está a ampliação de algumas áreas de Estacionamento Regulamentado (EstaR). “O EstaR amplia a rotatividade do estacionamento. Com isso mais carros podem usar o mesmo espaço”, diz Cléver.

Outras medidas que devem ser implantadas melhorias de sinalização, principalmente nas escolas e para pedestres, campanhas de educação no trânsito voltadas ao respeito à faixa de pedestres e a implantação da primeira fase do Centro de Controle Operacional, que deve permitir monitoramento do trânsito em tempo real. “A primeira fase é a criação do ambiente, da central que vai receber informações. Ela vai canalizar as imagens das câmeras de trânsito e outras para que possamos tomar medidas operacionais”, explica Cléver.

Ainda segundo o presidente do Ippuc, alguns equipamentos já estão instalados nas ruas da cidade. “A central vai indicar onde há um problema no trânsito, seja um semáforo desligado ou um acidente, para que possamos tomar medidas mais rapidamente”, explica.


domingo, 7 de junho de 2009

Canote Nitto


Pra quem estiver interessado, tem um camarada de BH vendendo um interessante canote Nitto.

Aqui vai a mensagem que el me mandou:
"Eu tenho um Canote NITTO 66, 27.2 novo a venda e gostaria de saber se você pode incluir um anúncio no seu blogspot.

Nesse link, tem fotos reais dele: http://bigas.pinkbike.com/album/VENDO/

Valor: $150,00 - Negociáveis

Sou de Belo Horizonte - MG."

Quem tiver interesse, basta entrar em contato direto com o Fabrizio, pelo site.

ECMC 2009 Berlin

Uma fixa "old school"...

Classificação da final do Sprint.

O Lucas Brunelle estava lá filmando o evento.

A Maria é a responsável pelas fotos do site oficial do evento e por documentar com belas imagens a cena dos mensageiros e das fixas em Berlim.

O Ábri da Hungria foi o sprinter do fim de semana. Além de ganhar o Golden Sprint, ele ganhou o Sprint e terminou a corrida principal bem qualificado.

Na corrida principal as meninas e os meninos correm juntos e elas deixaram vários barbados comendo poeira. Aqui uma mensageira de Viena.

Aqui o Stijn da Bélgica, que depois de ter vários problemas com sua máquina, terminou a corrida principal com uma bici emprestada...

A corrida principal teve como fundo o incrível (e agora abandonado) Aeroporto Tempelhof.

O percurso passava inclusive pelo túnel de transporte interno do aeroporto.

O Golden Sprint foi feito com um par de rolos conectados à uma pista de autorama. Quando mais rápido se pedalava, mais rápido os carrinhos andavam...

Os sprinters na qualificação para a final do Golden Sprint...

...e a pista de autorama que servia de termômetro para descobrir quem era o mais rápido nas bicicletas.

Um dos vários manifestos da corrida principal.

As Vigorellis gêmeas...

Uma das melhores enjambrações do fim de semana.

A corrida principal contou também com corrida de cargueiras...Como eu queria que um moleque daqueles entregadores de gás e água aí do Brasil tivesse aqui!

A concentração na frente do palco principal antes do começo da corrida de equipes.

Um dos vários rachas de rua fora do evento. Esse aqui aconteceu na sexta a noite e foi organizado pelos caras da Keirin Berlin. A saída teve que ser transferida para o Memorial Soviético no Treptower Park, por causa da grande aglomeração na rua que acabou chamando a atenção da polícia...Falando em polícia, alguém aqui de Berlim entrou com uma ação contra a polícia de Berlim, pela apreensão das bicicletas. A boa notícia chegou na sexta. A apreensão das pisteiras sem freio foi considerada ilegal, os extrangeiros não receberiam nenhuma multa caso controlados e os residentes locais teriam de pagar uma multa de 80 euros.

Uma máquina de matar "hipsters"...

...e uma menina com uma mensagem muito importante pra ser entregue!

Um dos loucos de Amsterdã, que pedala fixa, sem freios e com pedais de plataforma!!

Uma bici com rodas assassinas Spinergy da turma da Suíça.

E meus amigos mensageiros de Berlim, Arik e Klaus.

O anti-cristo dos mensageiros de Paris.

A amiga Viv do Canadá que além de ajudar a coordenar os sprints, ajudou nas inscrições.


Ciclistas de vários lugares do mundo descobrindo os prazeres de pedalar sobre vidro nas ruas de Berlim.

A Diamant encostada na Sparton chilena ao lado da Keirin.


A primeira festinha na quarta feira. Muitos chegaram cedo pro evento e várias festas paralelas foram organizadas...

Uma bici da turma do pólo.

ECMC 2009

O Campeonato Europeu de Mensageiros foi massa. Cerca de 360 inscritos participaram das diversas provas como sprint, golden sprint, bike polo, track stand, foot down, skid, etc. Eu acabei incumbido de organizar o Sprint e acabei não correndo a prova principal.

As fotos e vídeos mostram a diversão total que foi esse fim de semana, que contou não só com mensageiros e ciclistas da Europa, mas dos US or A e até do Japão. Apesar das provas, a competitividade não chega nem perto de eventos oficiais do ciclismo. Na real, todo o campeonato acaba sendo apenas uma desculpa para encontrar os amigos de outros lugares e tomar cerveja...
















Mais fotos do evento:

http://www.flickr.com/photos/tum0r/3577679738/

http://www.ecmc2009.com/galleries/finals/


http://www.ecmc2009.com/galleries/just-sunday/

http://www.ecmc2009.com/galleries/just-go-courier-cup/

http://www.ecmc2009.com/galleries/friday-pictures/

http://www.ecmc2009.com/galleries/friday-photos-by-just/

http://www.ecmc2009.com/galleries/thursday-28-may/

http://www.ecmc2009.com/galleries/himmel-uber-berlin/