
Detalhe do belo logo
art déco no gramado ao redor do velódromo. Além da pista, a área comporta também uma trilha para Bicicletas de Montanha.

As velhas arquibancadas usadas pelos espectadores ao acompanharem as provas das Olimpíadas de 1948!

O quadro de avisos mostra os horários de treino e os eventos que ocorrem regularmente na pista.

A entrada é difícil de ser encontrada, pois a área do velódromo é circundada por casas (Vide Google Earth), ficando apenas um beco de acesso.

Detalhe das arquibancadas ao fundo.

Detalhe da inclinação de 30º no paredão.

Cartaz anunciando o evento clássico da Sexta-feira Santa.

Enquanto eu tirava as fotos para esta postagem, uma reportagem estava sendo filmada. Com as fixas ganhando cada vez mais popularidade no Reino Unido, arrisco dizer que o tema era "as fixas de ontem e as fixas de hoje".
O velódromo de Herne Hill é um dos melhores velódromos do Reino Unido e é o único centro esportivo utilizado nas Olimpíadas de 1948 ainda em uso.
Apesar de não ser o velódromo que vai ser utilizado nos Jogos Olímpicos de 2012, a pista sexagenária contribuiu para iniciar e formar vários dos atletas que em 2012 competirão no Velódromo coberto de Manchester (http://www.manchestervelodrome.com/), no norte da Inglaterra.
Além de ser um importante velódromo de nível internacional, onde são promovidas inúmeras competições profissionais, o Herne Hill é importante para as crianças e
iniciantes em começo de carreira.
A pista possui 450 metros de comprimento e uma inclinação máxima de 30 graus. Com uma superfície sintética de epóxi este é um velódromo rápido, seguro e confortável para amadores e profissionais do esporte. Quando adotado nos anos 90 a superfície de epóxi (de secagem rápida após as chuvas de primavera) se provou perigosa nos meses de inverno pelo acúmulo de limo, por isso a impossibilidade de utilização durante os meses mais frios e úmidos do hemisfério norte.
Desde sua construção, a pista passou por várias administrações diferentes, tendo sido controlada pela prefeitura municipal, sub-prefeitura do bairro onde se encontra, união nacional de ciclismo e por fim da comunidade e do clube de ciclismo independente “Velo Club Londres”.
A equipe de treinamento do velódromo é bem organizada e seções de treino são organizadas semanalmente (exceto nos meses de inverno, quando o velódromo fica fechado) e por cerca de R$12,00 pode-se fazer uma aula inicial e receber o certificado para poder treinar regularmente.
O que é interessante em relação ao gerenciamento do velódromo é que somente depois do acordo feito entre o bairro de Dulwich, a associação britânica de ciclismo e os usuários associados ao VC Londres é que o velódromo encontrou a estabilidade que promete permanecer a médio e longo prazo.
Torneio da Sexta-feira Santa
O mundialmente famoso Torneio da Sexta-feira Santa aconteceu pela primeira vez em 1903, quando a União de Ciclismo dos Condados do Sul de Londres começou a organizar o evento (que dura quase que ininterruptamente até hoje) que via os melhores sprinters amadores ingleses e continentais.
O evento foi especialmente bem sucedido no pós-guerra e em 1948, graças a um acordo de patrocínio com o importante tablóide inglês “News of the world”, o Torneio da Sexta-feira Santa foi crescendo em popularidade até entrar em declínio no fim da década de sessenta.
O ciclismo de pista sofreu uma grande perda de popularidade nas décadas de 70 e 80 na Inglaterra, tendo voltado aos holofotes no fim da década de 90 graças à popularização do uso de fixas!
http://www.hernehillvelodrome.co.uk/