terça-feira, 19 de junho de 2007

Perigos da Roda-fixa (Parte 1)

(Image from http://sheldonbrown.com/harris/bianchi04/pages/bianchi-04-pistase-14.html)

Antes de iniciar nosso guia de segurança, especialmente para os novatos em pedalar com roda-fixa, existem três situações de PERIGO que não existem em bicicletas com roda-livre. Lembre-se que uma bicicleta com roda-fixa bem cuidada e com a manutenção em dia é tão segura quanto qualquer outra.

- Bater o pedal no chão

Acredito que isso já deve ter ocorrido com a maioria dos ciclistas, mesmo em bicicletas com roda-livre. A situação é a seguinte: “você está com pressa, e decide fazer uma curva fechada sem parar de pedalar”. O que acontece? O pedal atinge o solo e você quase cai. Um jeito fácil de resolver o problema em bicicletas “normais” é simplesmente não pedalar nas curvas e manter o pedal na posição horizontal.

Nas bicicletas de roda-fixa não temos a opção de “parar de pedalar”, logo, a atenção tem de ser redobrada ao fazer curvas e ao subir e descer do meio-fio, pois caso seu pedal bata no chão, é bem provável que em seguida sua cara acabe batendo também.

O ideal é não utilizar o pé-de-vela de estrada que vem com bicicletas speed antigas (170 mm). Uma boa opção é mudar para um pé-de-vela de 165 mm e usar pedais mais compactos para aumentar a distância entre os mesmos e o chão em uma curva.

Obs: Atento a este detalhe percebe-se o quanto se para de pedalar com bicicletas com roda-livre, não? Ao fazer curvas, ao passar sobre lombadas, ao subir e descer meio-fio, ao frear...

- Derrubar a corrente/Travar a roda traseira

Quando a corrente cai em uma bicicleta normal, o máximo que pode acontecer é você frear, descer da bicicleta e colocá-la no lugar.

Em uma bicicleta com roda-fixa, se a corrente cair, ela pode travar o pinhão traseiro e conseqüentemente a roda traseira. Se você estiver em linha reta, há uma grande chance de conseguir manter-se equilibrado, o que não acontecerá se você estiver fazendo uma curva, por exemplo.

Mantenha sua corrente sempre bem alinhada e bem esticada!

- Engatar dedos, peças de roupa, cadarços, etc.

Atenção especial quando estiver revisando sua bicicleta e for pedalá-la enquanto esta estiver num suporte.

Ao pedalar a bicicleta a mão, por exemplo, e acidentalmente algo entrar em contato com corrente, pinhão ou coroa, graças à inércia causada pela roda, o conjunto vai continuar em movimento até completar ao menos uma revolução.

Da mesma maneira, quando estiver pedalando sua bicicleta, não use calças muito largas ou tênis com cadarço, pois eles podem engatar na corrente. Isso não é um grande problema em bicicletas “normais”, porque quando este tipo de coisa acontece, você pode parar de pedalar e depois pedalar para trás, para soltar o que engatou. Isso não é possível em bicicletas com roda-fixa e o simples engatar de um cadarço pode causar um acidente grave.


Clique aqui para maiores informações e segurança ao pedalar com roda-fixa: http://www.63xc.com/gregg/101_2.htm

Nenhum comentário: