sábado, 1 de março de 2008

Massa Crítica Bissexta em Londres

Concentração embaixo da Ponte de Waterloo.

Fixas,

fixas


e mais fixas!

Fotógrafo com uma fixa. Um dos quadros mais exóticos que vi na vida, diga-se de passagem.

Bicicleta ambulância.

As Casas do Parlamento.

Polícia Ciclística.

Sistema de som.
Pedalando pelo Paul.

Rua Oxford.

Circo de Picadilly.

O Grande Ben.

Trixie Chicks(?). Garotas e fixas.

http://www.criticalmasslondon.org.uk


Ontem participei de minha segunda Massa Crítica aqui em Londres. Ao contrário da primeira, esta foi mais "seca" e o único problema foi o vento. Aliás, não sei como tem tanta gente aqui que pedala com aros aero e muitas vezes com rodas fechadas na frente! Um perigo nos ventos laterais!

Não sou muito bom em presumir o número de pessoas em grandes aglomerações, mas arriscaria dizer que no começo havia cerca de 500 pessoas. Imaginando que no verão a bicicletada daqui chega a 2000 pessoas, esta não estava mal pra uma sexta de inverno.

A participação das fixas é sempre visível, apesar é claro da MC aqui contar com absolutamente todo tipo de gente. Desde o hippie velho até os "dedicados seguidores da moda". Da "tall bike" até as mais normais bicicletas dobráveis. O que é legal, é que todo mundo pedala.

Alguns dizem que não há mais o que reclamar por aqui, pois o prefeito atual fez muito pelos ciclistas, mas muitas pessoas ainda estão zangadas com um grande problema para os ciclistas: "motoristas de caminhão bêbados no centro da cidade". Um desses matou um cara chamado Paul semana passada e o grupo de pessoas com bandeirolas brancas estavam prestando uma homenagem póstuma a ele.

A rota aqui também é decidida na hora e desta vez contamos com dois "sistemas de som": um tocando musica eletrônica e outro tocando musica jamaicana. Atravessar a Ponte de Waterloo ocupando a via toda e passar pelas estreitas ruas do Soho com a polícia em bicicletas nos dando cobertura é uma ótima sensação.

O clima de camaradagem é grande e as pessoas são muito simpáticas e divertidas. Inclusive a polícia, realmente esta pedalando junto para "servir e proteger". Conversei com muitos oficiais e notei que muitos estão na MC com o mesmo intuito dos participantes não fardados. Inclusive vou tentar organizar uma entrevista com o chefe da polícia ciclística daqui para saber mais sobre o treinamento e o trabalho dos caras.

As fixas chamam atenção especial. Especialmente um grupo de garotas que pedala fixas chamadas "Trixie Chicks", com suas bicis coloridas e femininas.

Ao pararmos em frente às Casas do Parlamento, fizemos a clássica posse com as bicicletas a cima das cabeças e em seguida uma "mandala gigante" ao redor da praça por alguns minutos, juntando forças com os piqueteiros acampados que pedem a retirada das tropas do Iraque.

Depois disso uma rápida passada em frente a casa da Rainha e um pequeno incidente ao chegar à Praça de Trafalgar: um transeunte visivelmente alcoolizado bolinou uma ciclista, o que levou a polícia a tomar providências drásticas quando o mesmo atacou um dos oficiais.

Seria legal mandar a Guarda Municipal e a Polícia Militar de Curitiba fazer um estágio com a Polícia Metropolitana aqui de Londres, pra aprender um pouco de bons modos e lembrar que os homens da lei existem para "servir e proteger" e não "extorquir e corromper"!


Links interessantes:

http://www.myspace.com/trixiechix

- Garotas, fixas, moda e polo.

http://www.metpolicecareers.co.uk/default.asp?action=article&ID=115

- A volta da Polícia Ciclista em Londres.

http://news.bbc.co.uk/1/hi/england/london/6677589.stm

- Institucionalização da Massa Crítica de Londres.

Um comentário:

Luis Peters disse...

Ficou bacana o relato.