Hoje, dia 18 de junho, a prefeitura anunciou um novo pacote de medidas para 'melhorar o trânsito'. Mais uma vez ficou explícita a falta de importância que a bicicleta tem para as nossas autoridades. Não são capazes de entender os benefícios de uma cidade mais limpa, silenciosa, com um ar mais puro. Privilegiam descaradamente o meio de transporte mais irracional, injusto e perigoso. ´Carros são acidentes esperando para acontecer´.
Curitiba deve receber pacote de medidas para melhorar o trânsito
Entre as principais ações estão implantação de novos binários, proibições de estacionamento e conversões, mudanças de sentido e pavimentação de ruas
17/06/2009 | 17:46 | Luís Celso Jr.
Curitiba deve receber uma série de medidas e obras que visam melhorar o trânsito da cidade. Entre as principais ações do pacote estão a implantação de quatro novos binários, proibições de estacionamento e conversões, mudanças de sentido e pavimentação de ruas. As modificações foram aprovadas pelo prefeito Beto Richa na terça-feira (16), em reunião com secretários municipais de várias áreas envolvidas.
A meta é concluir a primeira etapa do pacote até setembro, afirma Cléver Almeida, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitba (IPPUC). “As medidas aprovadas são de curto prazo. Essas são para setembro deste ano. Mas também estamos discutindo medidas de médio e longo prazo, que são mais complexas”, explica. “Ao mexer com o trânsito, nada basta. É um evolução das coisas. Tratamos disso diariamente com uma série de medidas. Essa foram mais algumas”, completa.
Conheça principais medidas que devem ser adotadas
Proibições de estacionamento nos dias úteis, das 7h às 20h, e aos sábados, das 7h às 14h nas seguintes vias: - Vias rápidas (sistema trinário) - Pista da esquerda da Av. Silva Jardim entre R. Cel Dulcídio e R. João Negrão - Av Visconde de Guarapuava entre R. Bento Viana e Carneiro Lobo e R. Angelo Sampaio e R. Carneiro Lobo - R. Brigadeiro Franco entre R. Getúlio Vargas e R. Carlos de Carvalho - R. Des. Motta entre Dr. Pedrosa e Av. Silva Jardim - R. Cel. Dulcídio entre R. Com. Araujo e Av. Silva Jardim - R. Angelo Sampaio entre R. Carlos de Carvalho e Av. do Batel - R. João Manoel entre R. 13 de Maio e Cemitério Municipal - R. Carlos de Carvalho entre R. Francisco Rocha e R. Visc. de Nacar - R. Vicente Machado entre R. Francisco Rocha e R. Visc. de Nacar
Proibições de conversões à esquerda nas seguintes vias:
- Vias lentas das canaletas - R. Pe. Germano Mayer (R. Prof. Brandão, R. Fernando Amaro , R. XV de Novembro, R. Mal. Deodoro) - R. Mateus Leme (R. Roberto Barrozo) - R. Nilo Peçanha (R. Carlos Pioli) - R. Cândido de Abreu (Lysimaco F. da Costa) - Av. Sete de Setembro /Av. Mariano Torres
Alterações de sentido:
- R. Alvaro Jorge ( entre R. Guararapes e R. Guilherme Pugsley) - mão única - R. Des.Otávio Amaral (entre R. Pe. Anchieta e R.S. Marinho) – mão única - Largo Helena de Souza – (Rótula em volta da Praça) - Frei Caneca (entre André Barros e Visc. Guarapuava) – inversão de sentido
Implantação de novos binários:
- Belo Horizonte (entre Sete de Setembro-Bispo D. José) - R. Lindolfo Pessoa (entre Gonçalves Dias - Sete de Setembro) - Av. dos Estados (entre Água Verde-Francisco Frischmann) - R. Amazonas (entre Francisco Frischmann-Água Verde) - Av. Manoel Ribas (entre Visc. do Rio Branco-Jacarezinho) - R. Júlia Wanderlei (entre Pres. Taunay-Visc do Rio Branco) - R. João Bettega (entre R. João Tobias P. Rebello-Alberto Klentz) - R. Luiz Parigot Souza (entre R. Alberto Klentz - R João Tobias P. Rebello)
Pavimentação nas seguintes vias:
- Vicente Machado – recape / sinalização entre a Francisco Rocha e a Presidente Taunay. - Silva Jardim – recape/sinalização entre a Cel. Dulcídio e João Negrão - Carmelitas
Implantação de novas áreas de EstaR (Estacionamento Regulamentado) nas seguintes vias:
- R. Vicente Machado / Al. Augusto Stellfeld / R. Carlos de Carvalho (até R. Bruno Figueira) - R. Dr. Kellers e R. Clotário Portugal
Fonte: site da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Apesar de estarem programadas para vários pontos da capital paranaense, a maior parte das ações deve se concentrar na região central da cidade, que concentra maior fluxo de veículos. Entre elas, quatro novos binários devem ser implantados, e vão envolver, entre outras vias, a Avenida Sete de Setembro, Rua Bispo Dom José, Avenida Água Verde, Rua Visconde do Rio Branco, Rua Jacarezinho e Rua Presidente Taunay.
Entre as ruas que devem ter estacionamento proibido estão a Avenida Visconde de Guarapuava, entre as ruas Bento Viana e Carneiro Lobo em uma das pistas e entre Angelo Sampaio e Carneiro Lobo na outra. Também será proibido o estacionamento na Rua Brigadeiro Franco, entre a Getúlio Vargas e a Carlos de Carvalho, Rua Desembargador Motta entre Doutor Pedrosa e Avenida Silva Jardim, entre outras. A proibição deve valer para os dias úteis, das 7h às 20h, e os sábados, das 7h às 14h.
Segundo o presidente do Ippuc, a proibição dos estacionamento nessas áreas não deve gerar problemas com o comércio. “A probibição do estacionamento é uma medida para aumentar a faixa de trafego e contribuir para fluidez do trânsito. Não há o conhecimento de uma problemática mais ampla em relação ao comérico. As áreas comerciais não podem depender do estacionamento público”, explica.
Entre as medidas que estão sendo estudas para implantação posterior também está a ampliação de algumas áreas de Estacionamento Regulamentado (EstaR). “O EstaR amplia a rotatividade do estacionamento. Com isso mais carros podem usar o mesmo espaço”, diz Cléver.
Outras medidas que devem ser implantadas melhorias de sinalização, principalmente nas escolas e para pedestres, campanhas de educação no trânsito voltadas ao respeito à faixa de pedestres e a implantação da primeira fase do Centro de Controle Operacional, que deve permitir monitoramento do trânsito em tempo real. “A primeira fase é a criação do ambiente, da central que vai receber informações. Ela vai canalizar as imagens das câmeras de trânsito e outras para que possamos tomar medidas operacionais”, explica Cléver.
Ainda segundo o presidente do Ippuc, alguns equipamentos já estão instalados nas ruas da cidade. “A central vai indicar onde há um problema no trânsito, seja um semáforo desligado ou um acidente, para que possamos tomar medidas mais rapidamente”, explica.
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