segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Strava - iPhone 4G X Garmin Edge 800 (em um dia de frio)


Alguns já devem ter ouvido falar no Strava e a ideia aqui não é contar sobre as maravilhas que esse negócio pode fazer para organizar seus treinos, definir metas e fazer competições "virtuais" marotas com seus amigos (sejam os vizinhos ou os que moram do outro lado do mundo).

Além das indescritíveis maravilhas desse site, existe a possibilidade de carregar os dados de sua pedalada (ou de sua corrida - pra aqueles hereges que fazem as duas coisas) através do seu celular (em tempo real, diga-se de passagem) ou através dos dados do seu GPS.

Desde o começo, após comparar pedaladas entre amigos, levantei a dúvida quanto à precisão da coleta de dados...

Imagino que um GPS com sensor de cadência e de velocidade da roda, seria mais preciso que um iPhone na hora de medir o trajeto.

Para tirar a dúvida, fiz um treino na última sexta-feira (03/02/2012 - com mínimas registradas de até -7ºC !! - por isso a foto com neve para ilustrar a postagem) com ambas maquininhas ligadas para tirar a teima, e aqui apresento os dados de ambas:


Garmin Edge 800 - iPhone
21,72km - 21,3km - Dist. Total
1:04:18 - 1:05:49 - Tempo
551m - 715m - Elevação
20,3km/h - 19,4km/h - Vel. média
55,6km/h - 55,2km/h - Vel. máx.

Fica claro, que para o medíocre nível amador da maioria dos mortais, os dois métodos apresentam dados bastante similares. Como imaginei, é claro que os dados do GPS Garmin Edge 800 são mais precisos, mas podemos dizer que a diferença na precisão não é coisa de outro mundo, o que torna bastante aceitável utilizar apenas seu celular para registrar seus treinos.

Agora parar de perder tempo e ir treinar pra ver se melhoramos o nível pra Amstel Gold Race em abril e pra L'Etape du Tour em julho!!! A final, o frio aqui na Catalunha nem está tão mal assim... Mínimas de -10ºC por uma semaninha é mole!!

2 comentários:

vgollnick disse...

Padawan,

Além dos testes no velódromo, fiz há pouco um teste correndo, ali na Oswaldo Cruz e percebi 2 pequenos problemas:

1 - Errou a distância em quase 500 metros (pra menos)
2 - Colocou minha máxima em quase 24 (ui) km/h, o que é impossível, já que foi um treininho bem de leve, depois de quase 4 meses parado.

Mas para um amador (meu caso) já é um SENHOR adianto!

Léo disse...

Gabriel, legal a iniciativa!

No entanto, a diferença no ganho de elevação foi de 30%. É muita coisa !! Dado que as subidas são o elemento central de toda a idéia do Strava, o uso das apps em celulares é impraticável. Principalmente para quem está se preparando para competições de montanha, onde as análises das subidas são fundamentais.

Abç !