sábado, 9 de junho de 2012

Síndrome de Abstinência em Portugal


Passei a semana toda em Cascais visitando a família e infelizmente vim sem bicicleta. A casa do meu tio está estratégicamente localizada ao lado da Serra de Sintra e apesar de não ter grandes altitudes, tem aclives com porcentagens generosas de 10, 12, 14 (e segundo o Garmin 16%!!).

Sebendo que não teria uma estradeira à disposição, levei pelo menos as sapatilhas e os pedais para dar cabo ao meu plano de pedalar por aqui.

Entre o monte de bicicletas meio abandonadas que estão na casa do meu tio (uma bela variedade de MTBs de supermercado, uma Mobilette, bicicletas infantis dos meus primos e um par de bicicletas urbanas com pneus 700x38c e câmbio de 4 marchas internas ShimaNO Nexus 4 e freio cantilever).

A escolhida foi uma dessas bicicletas urbanas. Me livrei dos paralamas, cobre corrente, ajustei a caixa de direção e movimento central, ar nos ressecados pneumáticos, ajustei os cantilevers, canote no talo - e ainda assim uns 4cm menos do necessário - Garmin no guidão, pedais Look e pau na lontra! Me senti o próprio presidiário fermentando restos de comida para fazer álcool ou um interno de clinica de recuperação bebendo perfume....


Duas pedaladas curtas para fazer o reconhecimento da área indo até o fim do mundo (Cabo da Roca) no primeiro dia e até Galamares/São Martinho no segundo, sábado tirei para fazer algo mais contundente.


Uma volta de cerca de 110 km e mais de 1900m de altitude acumulada. Em Mafra uma parada para matar meia-dúzia de sardinhas na brasa e dois canecos de cerveja portuguesa e de volta a estrada.


Belas paisagens de moinhos, serras, marmorarias, áreas rurais e um aqueduto em Pêro-Pinheiro, perto da Base Aérea...



Depois de passar pelo aqueduto, me deparei com uma loja peculiar em Algueirão, a "Bicicletas Brasil"...

Menção honrosa para a última escalada do dia (entre Linhó e Malveira da Serra com suas máximas de 14% de inclinação e um bom pedaço de pavé na descida!!).

A rota montada foi essa:

http://tracks4bikers.com/tracks/show/97724

A rota registrada (sem os primeiros 7km/200m - esqueci de ligar o Strava, duh!):

http://app.strava.com/rides/10418442


Um comentário:

Reciclone disse...

Hum!!! Que ganas de volver a Portugal!!!
En bici ya sería demasiado!
Deus!