terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Motor Paced Race

Bicicleta utilizada por Timo Scholz na última Corrida de Seis Dias em Berlim e atualmente exposta na loja Keirin Cycle Culture Café.

No detalhe as ponteiras Columbus e o pinhão de 13 dentes.

A "pequena" coroa de cerca de 66 dentes.

Suporte extra para o selim.

Guidão com avanço "feito em casa" e suporte extra.

Eddie Merckx contra Piet De Wit em Rotterdam, 1973.

Derny racing, Dortmund 2005.

Ciclistas e ciclomotores no velódromo de Herne Hill em Londres.

Ciclistas e Triumphs no velódromo de Herne Hill em Londres.

Corridas de Meio-Fundo

As corridas de Meio-Fundo, são eventos do ciclismo de pista onde os ciclistas pedalam no vácuo de motocicletas ou ciclomotores.

Essa modalidade é conhecida nos países de língua inglesa como “Motor Paced Race” ou “Stayer” e em paises de língua alemã como “Steherrennen”, e exige muito do piloto e do ciclista.

Embora pareça que as bicicletas estejam sendo “puxadas” pelas motos, na verdade estas estão apenas dando a vantagem do vácuo e o técnico (o piloto da moto) auxilia o ciclista com dicas de posicionamento na pista, quando poupar-se, quando dar tudo de si e principalmente com o velho “apoio moral”.

Quando feita com ciclomotores, as bicicletas não contam com muitas adaptações, porém é quando se usa motocicletas de alta cilindrada adaptadas para tal, que as velocidades ultrapassam os 60 km/h e as bicicletas sofrem algumas modificações de segurança.

A corrida dura 100 km e nos eventos de seis dias dão uma merecida pausa para os atletas que estão competindo na prova principal (os atletas que competem no Meio-Fundo não competem na prova principal).

As máquinas:

- Ciclomotores: Normalmente da marca Yamaha, os ciclomotores são preparados com motor de 50cc 2t, pára-lamas traseiro que cobrem quase a roda toda, tanque na parte dianteira e coroa do pedal grande. Estes ciclomotores são os mesmos usados na prova de Keirin.

- Bicicletas: Aqui as bicicletas não sofrem grandes modificações, além de uma relação pesada (algo como 52x13).

- Motos: Normalmente de 750cc ou 900cc da marca Triumph ou BMW, as motos são preparadas com um guidão e selim especial, permitindo que o piloto guie em pé. Além disso, as motos contam também com uma armação traseira que aparenta “puxar” o ciclista, mas que na verdade é apenas um sistema com um rolo, para que não exista perigo da roda dianteira da bicicleta travar ao encostar. Quanto mais curta esta armação, maior aproveitamento do vácuo gerado pela moto e portanto, mais velocidade.

- Bicicletas: Para enfrentar as velocidades de 60 km/h e o risco de estarem em pista com motos tão pesadas e perigosas, as bicicletas sofrem uma série de modificações como garfo invertido, disco dianteiro de 600c e traseiro de 700c, com tubulares além de colados, com fita adesiva nas laterais, suporte extra para o selim e guidão e uma relação monstruosa de uns 66x13 ou coisa parecida.


Motor Paced Race no Velódromo de Herne Hill em Londres:

Motor Paced Race no Velódromo de Prenzlauer Berg em Berlim:

Maiores informações sobre as corridas de Meio-Fundo e Corrida dos Seis Dias:

http://www.fatnick.com/index.htm

http://www.keirinberlin.de/

http://www.pezcyclingnews.com/?pg=fullstory&id=3798


Imagens do autor e dos sites abaixo:

http://www.bobkestrut.com/images/2005dortmund.jpg

http://www.chainedrevolution.com/discuss/content/binary/merckx_motor_pacing-thumb.JPG


http://www.readingvelodromeracing.co.uk/images/client/050808/050808-203200-800-7258Full.jpg


http://www.britishcycling.org.uk/web/MultimediaFiles/20070329_BIG_BIKES_STAYERS.JPG

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Gabriel, como faço para inserir um vídeo do YouTube no meu blog? e não apenas o link? Agradeço.

Gabriel Nogueira disse...

Oi Rodrigo. É só entrar na página do video no youtube.com e copiar o endereço no canto direito no campo "embed video" ou "incorporar", copiar o endereço e colar no corpo do texto da sua postagem.

Anônimo disse...

Valeu.