terça-feira, 1 de setembro de 2009

ARTE BICICLETA MOBILIDADE 009



Precisamos passar do trânsito como suplemento do trabalho ao trânsito como prazer.

Setembro em Curitiba é o mês da bicicleta. Talvez os administradores públicos ainda não saibam disto, mas os artistas e ativistas que vivem na cidade assim instituíram. O evento ARTE BICICLETA MOBILIDADE teve início em 2007 e caminha neste ano para sua terceira edição. A idéia é criar um mês 'cívico cultural' com diversas atividades acontecendo em toda a cidade, culminando na 'Marcha das Mil Bikes' no dia 22 de setembro, início da Primavera e o Dia Mundial Sem Carro.

O coletivo interluxartelivre, juntamente com o Grupo Transporte Humano, Projeto Ciclovida, Núcleo de Psicologia do Trânsito da UFPR, Sociedade Peatonal, Rede Paranaense de Comunicação e as ações da Bicicletada de Curitiba, pretende jogar um questionamento sobre a falta de uma política pública exemplar para as bicicletas como meio de transporte na cidade.

Para iniciar o mês, logo no dia 1º, haverá a terceira edição do Desafio Intermodal - uma pesquisa sobre os diferentes modais de transporte mais utilizados, seus benefícios e malefícios para a vida social e privada. Nesta edição teremos dois participantes de cada modal - bicicleta, carro, ônibus, motocicleta, pedestre, corredor - e duas pessoas com problemas de acessibilidade.

O Desafio sai às 18hs do prédio histórico da UFPR (Pça. Santos Andrade), tem como ponto intermediário o DCE da PUC-PR e ponto final a sede do jornal Gazeta do Povo (pça. Carlos Gomes). Serão colhidos dados objetivos de tempo, gastos financeiros e poluição; e subjetivos de nível de satisfação e stress com o modal escolhido. O relatório será entregue aos meios de comunicação e às autoridades competentes afim de que medidas práticas e eficientes sejam tomadas para melhorar a qualidade de vida de todos.

O mês continua com exposições no Beto Batata, intervenções urbanas, ciclecine na Cinemateca, debates e palestras abordando o tema da ciclomobilidade e muitas outras atividades.
Para maiores informações:
Goura Nataraj (interlux) - 9678-7091
Fernando Rosenbaum (interlux) - 9639-2079
José Carlos Belotto (Ciclovida UFPR) - 9926-4096
Luis Carlos Patrício (Grupo Transporte Humano) - 8416-6101

ARTE BICICLETA MOBILIDADE 009

No link abaixo estão os relatórios dos dois primeiros desafios - http://bicicletadacuritiba.wordpress.com/arquivos/

A programação completa do mês segue em anexo e no seguinte link - www.artebicicletamobilidade.wordpress.com

Nenhum comentário: