segunda-feira, 20 de agosto de 2007

“Movimento promove exposição e ciclo de debates no Centro de Criatividade e propõe uma guinada na questão da mobilidade urbana e da “cultura do automóvel”

No momento em que o número de carros em Curitiba se aproxima da espantosa marca do milhão, em meio aos alertas internacionais sobre o aquecimento planetário e na contramão da crise ambiental, a chamada cultura do automóvel estará no centro de uma série de debates que o movimento “Bicicletada” promove, a partir da próxima segunda-feira, 20 de agosto, às 19h30, no Centro de Criatividade, Parque São Lourenço, ao final da rua Mateus Leme. Trata-se do evento “A Bicicleta. A Arte. A Mobilidade.”.

Definindo-se como “independente, não passível de institucionalização e que funciona pela livre associação dos indivíduos”, “Bicicletada” é composto por universitários, intelectuais, e amigos da bicicleta em geral. A vinculação à criação e às artes aparece na agenda do encontro, que terá início já no sábado, 18 de agosto, às 16 horas, com a abertura da mostra de vinte pintores, escultores, fotógrafos e “performers”. Os organizadores pretendem que a exposição ganhe as ruas “como forma de convidar os curitibanos à reflexão e ao questionamento sobre os valores que definem a utilização do espaço público”.

O primeiro encontro, dia 20, reúne em torno ao tema da bicicleta como meio de transporte visto no contexto da questão da mobilidade urbana a vereadora Roseli Isidoro, o “consultor sobre mobilidade não-motorizada” Ulrich Jäger, e o jornalista José Carlos Fernandes. Na ocasião, serão projetados vídeo-documentários sobre os dilemas do transporte sobre duas rodas numa cidade que os coordenadores do evento consideram pouco amigável em relação à bicicleta.

Uma “mega-bicicletada” – passeio crítico pela cidade mediante o qual, “através da presença maciça de participantes os motoristas se vêem forçados a ceder espaço aos ciclistas” – está marcada para o sábado seguinte, dia 25, com saída a partir das 9h30 do pátio da Reitoria. A “intervenção” tem acontecido uma vez ao mês nos últimos doze meses e mobiliza ciclistas de todas as idades.

A programação dos debates se estende pelas três segundas-feiras seguintes, sempre no Centro de Criatividade a partir das 19h30. O segundo encontro, dia 27, incluirá aula prática de mecânica básica para a manutenção de bicicletas e a “conversa sobre cicloturismo e liberdade” com o artista plástico Fernando Rosenbaum e o “chef” Evandro Haribol.

Dia 3 de setembro, os artistas plásticos Leila Pugnaloni e Juan Parada, além do professor e crítico de arte Paulo Reis, debatem “A rua como espaço de convivência” relacionando o tema ao uso do espaço na arte contemporânea.

O evento se encerra dia 10 de setembro com a discussão sobre “A necessidade de um novo paradigma urbano”. Estão convidados para o último dia o deputado Fernando Gabeira, ainda sem confirmação, e “as autoridades municipais que quiserem aparecer para ouvir reivindicações”.
Maiores detalhes podem ser obtidos com Jorge Brand, Juan Parada e Fernando Rosenbaum através do e-mail bicicletada@gmail.com, souldefiance108@yahoo.com.br, e pelos fones (em Curitiba) 9678-7091 e 3324-3061.

Nenhum comentário: