quarta-feira, 9 de abril de 2008

Perigos da Roda-fixa (parte 5)


Alguns dos perigos das fixas existem quando se esta em cima delas, inclusive alguns deles foram mostrados em postagens antigas(http://rodafixa.blogspot.com/2007/06/perigos-da-roda-fixa-parte-1.html e http://rodafixa.blogspot.com/2007/08/segurana-no-trnsito-parte-3.html).

Lembre-se de não pedalar com roupas largas (tanto calças quantos jaquetas e casacos esvoaçantes!) e com tênis com cadarço. Os cadarços e as barras de sua calça podem engatar em partes da tração como a corrente ou os pedais e nesse caso você não terá a opção de simplesmente parar de pedalar e pedalar para trás em seguida para desengatar!

Além destes, existe um perigo maior quando a bicicleta esta na oficina!

Imagine o estrago que sofre a barra de uma calça jeans ao ser travada entre a corrente e a coroa ou pinhão...Agora imagine um dedo na mesma situação!

Quando se esta na oficina, é normal “pedalar” a bicicleta com as mãos ao testar ajustes ou identificar problemas. A questão aqui, é que graças à inércia da roda, o conjunto não irá parar de girar e você poderá facilmente perder um dedo caso isso ocorra!

Atenção redobrada ao testar sua fixa e lembre-se de alertar seu mecânico em relação à este perigo!

Não esqueça também que ao pedalar, um casaco solto demais pode engatar em algum “objeto” (poste, espelho retrovisor de uma moto, pedestre, etc.) e te derrubar...

Imagem original: http://sheldonbrown.com/fixed.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi assim que eu me machuquei quando regulava a corrente um dia. A unha não chegou a cair mas está preta até hoje. Por sorte a velocidade em que eu girava não era suficiente pra arrancar uma falange como na foto. Até a próxima! Antonio Ramos