quarta-feira, 9 de abril de 2008

Velódromo de Herne Hill em Londres

Detalhe do belo logo art déco no gramado ao redor do velódromo. Além da pista, a área comporta também uma trilha para Bicicletas de Montanha.

As velhas arquibancadas usadas pelos espectadores ao acompanharem as provas das Olimpíadas de 1948!


O quadro de avisos mostra os horários de treino e os eventos que ocorrem regularmente na pista.

A entrada é difícil de ser encontrada, pois a área do velódromo é circundada por casas (Vide Google Earth), ficando apenas um beco de acesso.

Detalhe das arquibancadas ao fundo.

Detalhe da inclinação de 30º no paredão.

Cartaz anunciando o evento clássico da Sexta-feira Santa.

Enquanto eu tirava as fotos para esta postagem, uma reportagem estava sendo filmada. Com as fixas ganhando cada vez mais popularidade no Reino Unido, arrisco dizer que o tema era "as fixas de ontem e as fixas de hoje".

O velódromo de Herne Hill é um dos melhores velódromos do Reino Unido e é o único centro esportivo utilizado nas Olimpíadas de 1948 ainda em uso.

Apesar de não ser o velódromo que vai ser utilizado nos Jogos Olímpicos de 2012, a pista sexagenária contribuiu para iniciar e formar vários dos atletas que em 2012 competirão no Velódromo coberto de Manchester (http://www.manchestervelodrome.com/), no norte da Inglaterra.

Além de ser um importante velódromo de nível internacional, onde são promovidas inúmeras competições profissionais, o Herne Hill é importante para as crianças e
iniciantes em começo de carreira.

A pista possui 450 metros de comprimento e uma inclinação máxima de 30 graus. Com uma superfície sintética de epóxi este é um velódromo rápido, seguro e confortável para amadores e profissionais do esporte. Quando adotado nos anos 90 a superfície de epóxi (de secagem rápida após as chuvas de primavera) se provou perigosa nos meses de inverno pelo acúmulo de limo, por isso a impossibilidade de utilização durante os meses mais frios e úmidos do hemisfério norte.

Desde sua construção, a pista passou por várias administrações diferentes, tendo sido controlada pela prefeitura municipal, sub-prefeitura do bairro onde se encontra, união nacional de ciclismo e por fim da comunidade e do clube de ciclismo independente “Velo Club Londres”.

A equipe de treinamento do velódromo é bem organizada e seções de treino são organizadas semanalmente (exceto nos meses de inverno, quando o velódromo fica fechado) e por cerca de R$12,00 pode-se fazer uma aula inicial e receber o certificado para poder treinar regularmente.

O que é interessante em relação ao gerenciamento do velódromo é que somente depois do acordo feito entre o bairro de Dulwich, a associação britânica de ciclismo e os usuários associados ao VC Londres é que o velódromo encontrou a estabilidade que promete permanecer a médio e longo prazo.

Torneio da Sexta-feira Santa

O mundialmente famoso Torneio da Sexta-feira Santa aconteceu pela primeira vez em 1903, quando a União de Ciclismo dos Condados do Sul de Londres começou a organizar o evento (que dura quase que ininterruptamente até hoje) que via os melhores sprinters amadores ingleses e continentais.

O evento foi especialmente bem sucedido no pós-guerra e em 1948, graças a um acordo de patrocínio com o importante tablóide inglês “News of the world”, o Torneio da Sexta-feira Santa foi crescendo em popularidade até entrar em declínio no fim da década de sessenta.

O ciclismo de pista sofreu uma grande perda de popularidade nas décadas de 70 e 80 na Inglaterra, tendo voltado aos holofotes no fim da década de 90 graças à popularização do uso de fixas!

http://www.hernehillvelodrome.co.uk/

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola...
eu adoro pedalar e faco isso diariamente pelas ruas de Londres, mas nao uso bicicletas de roda fixa, e sim uma Ventura racing bike, no entanto gostaria muito de saber informacoes sobre os velodromos em Londres ou ate mesmo de clubes de bikes, estou surpreso em saber da existencia do vlelodromo em Herne Hill, mesmo morando no sul de Londres - Camberwell Green -

Gabriel Nogueira disse...

Legal meu. O Herne Hill fica pertinho de Camberwell. Pinta la pra saber mais informacoes.
Um abraco, Gabba