quarta-feira, 10 de março de 2010

A Farsa Verde Continua

Amanhã terá início o encontro Cidades Inovadoras na FIEP, com uma programação muito interessante e palestrantes certamente muito gabaritados. Alguns temas que serão abordados - cidades como organismos vivos, sustentabilidade, etc - são colocações pertinentes e que há muito tempo vem sendo levantados e questionados pelos ciclistas de Curitiba.

Alguma coisa, no entanto, não parece se adequar muito bem.
Até onde vai o compromisso efetivo com mudanças - socias, ambientais, culturais e econômicas - e onde exatamente começa o 'green washing', a lavagem verde que não é nada mais do que um discurso do mercado e do capital para justificar a continuação de toda degradação e destruição da natureza?

Até onde vai a retórica e o mito da capital ecológica, e onde entra a verdade sobre o aterro da cachimba, as ruas entupidas de automóveis, a falta absoluta de uma política de estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte?

Até onde vai o discurso 'green' da capital sustentável e onde começam as ações efetivas, despretensiosas e autênticas de transformação de hábitos e atitudes?

Amanhã, dia 10, às 8hs, em frente a FIEP os 'descontentes' estarão lá, para que a voz da uniformidade do pensamento não seja ouvida como consenso.

Curitiba, sustainable green washing!
Curitiba, NOT bike-friendly
Cities for People, not for Cars

Nenhum comentário: