quarta-feira, 7 de abril de 2010

Não roubem meu selim!!!



Não sei até que ponto no Brasa um selim pode ser roubado (até por que lembro de ver um número razoável de bicicletas presas no poste - as vezes com uma boa trava, mas com blocagem no canote e o selim dando sopa, mas não lembro de ver bicis sem o dito cujo).

Já aqui em Barcelona...o caso é o contrário. Aqui não é fora do comum ver bicis com uma trava melhor protegendo o selim que a bicicleta!!! Realmente, aqui roubam até selim vagabundo de 5 pilas e é difícil caminhar por duas quadras sem ver uma bici sem selim. Inacreditável.

Uma boa saída para evitar voltar pra casa em uma "bicicleta de gaúcho" é utilizar uma corrente velha pra prender o selim, e claro, utilizar um parafuso ao invés da blocagem de canote - e se o parafuso precisar de dois tamanhos/tipos diferentes de chave, melhor ainda!

Caso riscar a pintura da bici ou do trilho do selim seja uma preocupação, basta encapar a corrente com uma câmara velha ou travar a mesma com um par de cintinhas de plástico.

Lembro que qualquer tipo de trava pode ser quebrada/cortada e que a idéia de utilizar-las é simplesmente evitar o "ladrão de ocasião" ou fazer com que o "ladrão pro" vá procurar outra magrela/selim que possa ser roubada mais facilmente.

Sempre deixe sua bici em local com grande circulação, prendendo ambas as rodas e o quadro a um objeto fixo (como um poste ou uma cerca de ferro, por exemplo)...ah, e utilize uma tranca que custe pelo menos 10% do preço da bici, porque aquelas da loja de 1,99 quebram até com um grito...

5 comentários:

PauloR2 disse...

Já tive um selim roubado, graças ao uso de uma blocagem. Deixei a bike amarrada num poste perto da praça Tiradentes e quando voltei "TCHANAM!", selim e canote haviam sumido.
Desde então passei a usar parafuso e não tive mais problemas. Até porque blocagem é uma coisa pra lá de inútil, você não precisa ficar mudando a posição do selim o tempo todo.

Renato disse...

O barato daquela trava foi justamente o fato do cara tê-la feito para uso próprio e a estar vendendo. Por que você não inicia seu negócio?

Alias, na tecnotelas eles não trabalham com cabos, mas na http://www.cabopec.com.br/portal/ sim!

Gunnar disse...

Hahahaha, é a sua Diamant?

Gabriel Nogueira disse...

Ja, Bruder. Como ela é extremamente robusta, coloquei as peças mais "podreira" que eu tinha e ela dorme na rua, em frente do prédio.
A Ali ganhou tudo que eu tinha de melhor e semana que vem vai se mudar para o quartinho do velódromo olímpico.

Anônimo disse...

Já tive um selim roubado com canote e braçadeira com blocagem, por isso deixei de usar. Aliás aqui em Santos qualquer coisa solta é levada. Agora fixo o selim com um parafuso alen medida 5/32" difícil alguém andar com uma chave dessas, maior que 5mm e menor que 6mm.