segunda-feira, 7 de março de 2011

PEZENAS VCLL

Esse fim de semana estivemos em Pézenas, na região do Languedoc, no Sul da França.

Além dos vinhos, das ostras, dos queijos e do hotel maravilhoso, aproveitei para levar a Gios e conhecer o clube de ciclismo local, o "PEZENAS VCLL".

Depois de uma rápida pesquisa utilizando um popular motor de busca online, encontrei o site do clube e entrei em contato com o presidente, Raymond Sisternes, que foi muito cordial e me convidou para me juntar ao grupo no treino de domingo.

Nosso hotel estava ao lado de Montagnac, a cerca de 14 km de distância do ponto de encontro (o Estádio Municipal de Pézenas), o que me obrigou a começar a pedalar mais cedo do que os outros.

Pelo que estava no site do clube, seria uma rota de 90 km saindo e chegando a Pézenas e tendo cerca de 800 m de desnível acumulado. Pensei que seria tranquilo, já que estamos em começo de temporada. Doce engano.



Os franceses são extremamente fortes, e o que parecia uma rota tranquila que sequer chegava aos 100km e 1000 m de desnível acumulado, mostrou-se uma rota classe A!



A média de velocidade mantida foi bastante alta (com certeza passando os 32 km - eu terminei marcando 28 km e fiquei bem pra trás depois de um erro justo no meio de um vale!). De Pézenas até Causses, o que parece ser um terreno relativamente plano, é na verdade um tobogã extremamente exigente e uma vez dentro da área montanhosa até Roquessels, a mistura de portos curtos, mas de gradientes bastante inclinados, asfalto lastimável e descidas muito técnicas, somando-se ao pequeno erro de percurso, fez com que eu ficasse na lanterninha.

Com bastante esforço me juntei a dois outros camaradas do clube que cometeram o mesmo erro de passar reto no ponto 45. Como ainda havia bastante escalada e descidas suicidas até Castelsec, baixamos o ritmo e nos ajudamos a voltar pra "casa".

De Gabian até Pézenas pedalamos só os dois revezando contra o terrível vento contra, o que não nos deixou tempo de sequer nos apresentar, e ao voltar a Pézenas, apenas agradecemos a ajuda mútua e nos despedimos, já que eu ainda tinha minha pequena perdida cruzando a cidade e meus 14 km de volta pro hotel.

No fim das contas, algo que parecia um "passeio no parque", se mostrou umas das rotas mais duras já pedaladas. Ao todo foram 120 km em cerca de 4 horas e um nível de "respeito" ainda mais alto pelos ciclistas franceses.

Merci beaucoup Raymond et ses amis du Pézenas VCLL!

Nenhum comentário: