sábado, 2 de junho de 2007

O que é Roda-fixa?


O que é roda-fixa?

Basicamente é o contrário de roda-livre e a forma mais primitiva e natural de pedalar uma bicicleta. Graças à roda-livre você pode “andar na banguela”, algo que não é possível em uma bicicleta com roda-fixa ou de pista.

Grosso modo, uma bicicleta com roda-fixa difere de uma bicicleta com roda-livre no fato de ter apenas uma marcha, não ter freio traseiro (algo inútil, quando você tem suas próprias pernas para fazer força tanto para frente, como para trás) e não ter roda-livre (o mecanismo que permite “andar na banguela”).

A maioria dos ciclistas por estas bandas nunca pedalou dessa maneira selvagem e diriam que a idéia não parece muito inteligente (em geral, pois os que estão acostumados com roda-livre, param de pedalar quando atingem a velocidade desejada, ou quando estão em uma descida, por exemplo).

O fato é que pedalar com roda-fixa cria uma conexão maior entre homem e máquina, transformando a bicicleta em uma extensão do próprio corpo. Dadas as proporções, pedalar com roda-fixa é como nadar no mar (ou num rio) contra a correnteza, enquanto pedalar com roda-livre, é tomar um banho de piscina, tomando uma “piña colada”.

E por quê existem pessoas que pedalam nestas condições?

Bem, deixando de lado o aspecto “cultural” da coisa, a roda-fixa dá ao ciclista:

- Maior consciência de cadência e aplicação de força nos pedais;

- Maior consciência do terreno (é incrivelmente mais fácil controlar a bicicleta em superfícies molhadas, inclusive em relação à usar o freio dianteiro e fazer curvas);

- Aumento de força (afinal, na subida; ou se faz força...ou se faz força e na descida; ou se pedala rápido...ou se pedala rápido);

- Maior resistência pedalar com roda-fixa é como correr (enquanto a bicicleta está se movendo, você também está);

- Maior eficiência (uma bicicleta com roda-fixa é bem mais leve que uma bicicleta “normal”, com consideravelmente menos pontos de dissipação de força como câmbios, tensionadores, pinhões e coroas extras).

Praticamente, qualquer bicicleta pode ser transformada em uma bicicleta de roda-fixa, desde speeds até MTBs e BMXs. Basta que o cubo traseiro seja de rosca, permitindo o rosqueamento direto de um pinhão no próprio e de uma contra-porca para que o pinhão não desrosqueie quando sofrer força contrária (na hora de diminuir a velocidade, por exemplo).

Obs: NÃO CONFUNDIR RODA-FIXA COM OS CLÁSSICOS “FREIO DE PEDAL” OU “TORPEDO”.

8 comentários:

terror skim club disse...

olá
achei alguém que gosta de fixie no brasil!
haha
e ai cara tudo certo? meu nome é rafael e desde o ano passado, quando morei na california, estou em contato com esta cultura. Acabei achando seu blog, bem legal... no meu blog também tem algo referente a fixed gears terrorskimclub.blogspot.com
Engraçado, logo hoje peguei a minha fixie que tava sendo montada... aparece ai..
se cuida

rafael

Gabriel Nogueira disse...

Hey Rafael!
Legal saber que existem cada vez mais pessoas ligadas em Fixas aí no Brasil!
No momento estou vivendo em Berlim e apesar de estar com minha Caloi pisteira, estou morrendo de saudade de pedalar minha Enrique Ali no transito caótico das metrópoles Brasileiras! É muito mais divertido pedalar aí do que aqui...

Gil Morato disse...

Olá!!! Acho que depois de quase trinta anos da minha primeira bicicleta (que era uma aro 10 fixa...hehehe) vou voltar às origens e montar uma fixa de novo. Estou precisando de apenas uma dica: Você sabe em qual loja (de preferência virtual) encontro pinhões fixos para adaptar em cubos de rosca? Estou tendo dificuldades em achar. Abração.

Gil Morato disse...

Olá! Depois de quase 30 anos sem andar de fixa (a minha primeira bike era uma monark aro 10fixa...hehehe) resolvi montar uma novamente. Estou precisando de ajuda para achar uma loja, de preferência virtual, que tenha pinhão fixo para adaptar em cubos de rosca. Abração.

Gabriel Nogueira disse...

Oi Gil. Você encontra pinhão de rosca na maioria das bicicletarias que arrumam biciletas utilitárias e cargueiras...O melhor pinhão pra adaptar em cubo de rosca é o pinhão do freio contra-pedal. Abraço, Gabriel.

Gil Morato disse...

Valeu!!! Consegui alguns com um amigo que os utiliza em bikes de teste ergométrico. Agora é só ralar um pouco que ela sai da imaginação e vem para o mundo real. Abração a todos os que tem esta idéia fixa!!!

Centuriao disse...

Sou fã de bike tenho um MtB e uma caloi 10 que estou querendo trasformar em fixa.
Sabe se aqui na Paraiba tem comunidade Roda Fixa?
Valeu

Gabriel Nogueira disse...

Oi Centurião.
Realmente não conheço ninguém que pedale fixa aí na Paraíba, mas pelo jeito já sei quem vai ser o primeiro!!! ;)
Abraço de Barcelona!